terça-feira, 9 de setembro de 2008

MULHER PORQUE CHORAS???


(Jo 20:15)

Em João 20: 15, você encontrará Jesus se manifestando a uma mulher que chorava:

- Mulher, por que choras? (João 20:15). É claro que Jesus sabia os motivos daquele pranto, mas sua pergunta tinha também, como propósito, ultrapassar aquele momento e, viajando através do tempo, para que essa passagem toque hoje em nossos corações, nos fazendo refletir sobre nossas próprias lágrimas e as razões do nosso pranto.

O choro é como expressar um estado da alma. Tanto pode ser expressão de grande alegria, como de profunda tristeza. As lágrimas são uma linguagem da alma e, muitas vezes, são sinalizadoras de um limite que não deve ser ultrapassado. As lágrimas são como o silencio da nossa agonia, como também, podem ser o sorriso que não passa pelos lábios, daqueles que começam e terminam no coração.

"O sábio Salomão afirmou com propriedade: "Tudo tem seu tempo...há tempo para chorar e tempo para sorrir". Sempre penso que as lágrimas preparam o caminho para o sorriso. Quando bem compreendido, no contexto da existência, o choro pode ser uma força impulsionadora da vitória, e as lágrimas, o combustível da nossa esperança. O importante é compreendê-las como partes de um momento que vai passar."

As lágrimas têm o poder de regar no coração a semente de onde brotará o consolo e alegria. É só uma questão de tempo. Há lágrimas que são momentâneas, elas nascem diante de um desapontamento ou surpresa desagradável, mas morrem logo ao primeiro sinal de superação. São as lágrimas circunstanciais, são como chuva de verão, duram pouco tempo, não resistem ao brilho do sol.Outras lágrimas são mais persistentes. Geralmente são frutos de um sofrimento demorado e expressam desespero e agonia. São as lágrimas do luto, da enfermidade, da separação brusca, das injustiças, e das perdas significativas. Elas têm um gosto amargo, pois se confundem com a nossa própria dor. Parecem eternas!

Existem, também, aquelas lágrimas silenciosas, derramadas dentro do peito, nunca chegam aos olhos, pois gotejam sempre no coração, encharcando a alma. Embora silenciosas, denunciam a dor oculta que muitas vezes escondemos dentro de nós.

Cada um tem seus limites, sua sensibilidade, e cada um sabe da sua própria dor, todavia, nenhum sofrimento, ou tristeza deve ser motivo de derrota. Mesmo sendo justas, as lágrimas não são eternas, e o importante é lutar para que todas as dificuldades sejam superadas.

O limite do homem é a oportunidade de Deus. Quaisquer que sejam os motivos do seu choro, e por mais profunda que seja a sua dor, confie em Deus, pois Ele é a força que nos anima outra vez, e nos faz sorrir mesmo em meio às lágrimas.

Nunca esqueça:


"O pranto pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."

(Jr 29:13)

Nenhum comentário: